Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

A querida leitora portuguesa Maria José, que mora em Braga (lá na terrinha…), faz questão de enviar belas imagens e notícias de suas viagens por lindos caminhos europeus. E nós, do Pelo Brasil, Pelo Mundo, ficamos sempre lisonjeados por receber tamanho carinho vindo do outro lado do Atlântico.

Essa é a prova de que, cada vez mais, as distâncias perderam o sentido. Assim, estamos todos bem conectados por essa engenhoca chamada computador. E ainda bem que isso acontece com mais e mais frequência! Porque só dessa maneira poderíamos compartilhar com vocês tantas experiências bem vividas pela Maria José, e por tantos outros leitores queridos.

Confesso que o único contra-tempo nessa história toda é a correria frenética de quem vos fala. Mas, antes tarde do que nunca, fazemos questão de registrar os bons conselhos de quem tem muita experiência em andanças por aí, publicados nas palavras originais de nossa leitora. Obrigada, Maria José, é hora de conhecermos a bela Valência, na Espanha!

Por Maria José

Visitei Valência, a terceira maior cidade de Espanha: bem estruturada, comércio variado, centro histórico rico e bem conservado.

Há muito para ver… Mas, em destaque:

1º: A Cidade das Artes e da Ciência (um complexo cultural e de diversão com belas estruturas, e arquitectura de Santiago Calatrava e Félix Candela), onde temos o Hemisféric (sala de projecções), o Museu das Ciências e o Oceanográfico (aquário, túneis).

2º: A Catedral, que fica na praça da Rainha (ou Plaza de La Reina), com quadros no altar ao invés de imagens, o que achei muito diferente.

 

3º: A praça do Município (Plaza Ajuntament, ou Plaza del Ayuntamiento)

De admirar a obra de engenharia e arquitectura em que, por motivos de enchentes, desviaram o curso do rio Turia e no antigo leito fizeram um “cinturão verde” de parques, jardins, espaços desportivos.