Tags

, , , , ,

Você sabia que a China tem o seu próprio “Twitter”? Pois é… Os chineses usam uma plataforma própria, chamada Sina Weibo. Com mais de 250 milhões de usuários registrados, a rede social chinesa está entre um dos sites mais populares na China.

A Sina Weibo usa ferramentas de sedução muito parecidas com o popular Twitter: os textos também devem atingir no máximo 140 caracteres; há hashtags, replicação de mensagens e as clássicas menções a outros usuários com o sinal @ antecedendo os respectivos nomes. Porém, lá na China é possível ainda incluir músicas, vídeos e emoticons gráficos em cada inserção na rede social.

Mas o fato mais curioso em torno dessa mania chinesa é surpreendente. Depois de ver sua versão em inglês ser lançada, a rede social arrebatou novos fãs, ganhando mais e mais popularidade. Agora, quase meio milhão de usuários já marcam presença na tal Sina Weibo!

Dentre as celebridades que aderiram à rede social “made in China”, estão o astro Tom Cruise, o “megabilionário” Bill Gates, a prefeitura de São Francisco, a banda inglesa Radiohead e até mesmo a estrela teen Emma Watson, famosa por viver a bruxinha Hermione na saga Harry Potter.

O crescimento abrupto da plataforma pode ser entendido por um motivo claro: esse foi o meio que as personalidades acharam para interagir com os chineses, promovendo seus nomes dentro da China. Ao que tudo indica, e se isso de fato estiver funcionando, a Sina Weibo deve virar uma gigante muito em breve. Será o fim do monopólio da coqueluche intitulada “twitter”?! É esperar para ver…

Débora Nobre – Jornalista da Rae,MP
Twitter: @dehnobre