Tags

, ,

Os Jogos Olímpicos de Londres serão um excelente motivo para testar uma nova ideia sustentável e criativa. Já pensou em poder gerar energia através da força do nosso passo? Isso mesmo, imagine se pudéssemos produzir energia enquanto caminhamos pelas calçadas (que receberiam um upgrade, é claro) da cidade?

Essa foi a sacada da Pavegen Systems. A empresa pensou em um suporte inusitado para revestir os chãos do mundo. É um ladrilho especial, que absorve a energia produzida com o impacto do pé do pedestre tocando o material. Armazenando toda a energia do pedestre em baterias de lítio ou acendendo e apagando as luzes dos semáforos, o fato é que o ladrilho é capaz de gerar eletricidade!

A cada hora, uma pessoa consegue produzir 2.1 watts de energia caminhando sobre esse piso exclusivo. Cada pisada faz com que uma lâmpada de LED acenda, bem no centro do ladrilho. Esse sistema foi testado em uma escola inglesa, para depois ganhar as ruas. Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo que mostra como o sistema todo funciona.

Agora, planeja-se que as peças à prova d´água e resistentes às mudanças de temperatura (feitas com borracha de pneu reciclada e aço inoxidável) sejam colocadas no cruzamento entre um shopping londrino e o Estádio Olímpico, no próximo ano.

Assistindo a esse outro vídeo abaixo, dá até para pensar no quanto de energia o público das Olimpíadas vai ser capaz de criar andando pra lá e pra cá sobre os ladrilhos amigos do meio ambiente.

*Texto escrito para o blog da Rae,MP