Tags

, ,

Palavrinha estranha essa… Em português, parece ficar pior ainda: desficcionalização. A arte de transformar produtos e objetos de filmes, livros ou outras obras de ficção (daí veio o termo) em realidade. Ou seja, é pegar algo que esteja na ficção e produzi-lo com o mesmo nome ou conceito criado no mundo imaginário.

Assim aconteceu com a marca Wonka. Inaugurada em 1983, a fábrica foi pensada para produzir doces, com diversão, inovação e alta qualidade. Os fãs das guloseimas agradeceram, ainda mais aqueles que idolatravam a surreal história da “Fantástica Fábrica de Chocolates”. Pois foi justamente daí que a Nestlé tirou a ideia. A Willy Wonka Candy Factory nasceu inspirada pelo maluco Willy Wonka, dono da tal fantástica fábrica.

Agora, outro lançamento está causando rebuliço entre os fanáticos pela bem sucedida série “Os Simpsons”. Pois chega a São Paulo a cerveja Duff, bebida preferida de Homer Simpson. Vendida na Espanha há quatro anos, a Duff made in Brasil é feita pela cervejaria catarinense SaintBier, e ganhou “sabor leve e especial”, segundo um dos sócios da Duff Brasil.

Quem deve estar preocupado com a concorrência é o Moe, que vai precisar dividir os clientes do seu bar… Brincadeiras à parte, a Duff é idêntica à cerveja clássica do desenho. Pelo menos no rótulo.

*Texto escrito para o blog da Rae,MP