Tags

,

OK, sabores já seria demais. Mas que tal poder sentir o cheiro do seu programa favorito na TV? Em um futuro muito próximo, o Brasil poderá viver essa realidade…

Essa história começou efetivamente há dois anos, quando a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criou um pequeno dispositivo especial em parceria com a Samsung. A peça funcionaria acoplada à televisão, transmitindo inúmeros tipos de odores ao telespectador.

Assim, fragrâncias e perfumes seriam gerados instantaneamente, acompanhando a cena mostrada na tela da sua TV. Isso é possível devido a um sistema de cartuchos recarregáveis, contendo uma solução aquosa que produz os gases com cheiros diferentes a partir do momento em que a mesma é aquecida através de um fio ligado à corrente elétrica.

O funcionamento parece complicado, mas foi a melhor forma encontrada para que o telespectador consiga ter uma sensação ainda melhor enquanto assiste ao futebol de domingo ou à novela das seis.

Enquanto isso, no Brasil…

A boa notícia é que talvez possamos ter esse equipamento no conforto do nosso lar. Pois, segundo reportagem publicada no blog do jornalista Daniel Castro, a Rede TV! está desenvolvendo a tecnologia, que funcionaria com um simples pendrive conectado à televisão.

Essa pode ser uma oportunidade para os anunciantes conquistarem ainda mais a atenção do público. Além da chance de mostrar imagens associadas aos cheiros variados, as empresas poderiam fazer campanhas com a distribuição dos pendrives.

A Rede TV! ainda depende de parceiros para conseguir desenvolver e lançar a novidade no mercado, mas nada nos impede deixar a imaginação voar alto. Já estamos até pensando no próximo anúncio com cheirinho de carro novo…

*Texto escrito para o blog da Rae,MP