Tags

, , , , , , , , ,

O prédio é antigo. Inaugurado em 1924, quando Washington Luis governava o país, surgiu como o lugar ideal para abrigar exposições na vigorosa cidade. São Paulo tinha futuro promissor, mas os 100 mil habitantes da época estavam longe de conhecer o vigor da megalópole acelerada.

Primeiro, Palácio das Indústrias; depois, Prefeitura, até 2004; agora, centro cultural que convida crianças e adultos a mergulharem no mundo do conhecimento. Minha dica para as férias de gente de todas as idades é categórica: em dias de chuvas torrenciais, nada melhor que o abrigo dos corredores da bela construção erguida no centro de São Paulo. Embarque no Catavento Cultural!

Vivendo e aprendendo

O espaço foi dividido em áreas lúdicas, separadas por áreas do conhecimento. A entrada não poderia ser diferente. O céu nunca será o limite para olhos atentos que buscam entender de onde viemos. Na sala Universo, a exposição mostra as descobertas do homem sobre o espaço sideral e nosso frágil planeta. Tudo é muito escuro e enigmático, uma introdução à altura do colorido apresentado no próximo salão.

A parte dedicada à Vida encanta pela lógica vivacidade do tema. Céu, terra, água, ar, homem. Tudo é apresentado com o movimento necessário. Não perca a chance de tirar sua foto na máquina instalada logo na entrada desse espaço. E o almoço pode ser feito na cantina, que tem opções para todos os gostos e não deixa a desejar.

A próxima parada é a mais entusiasmante. Reserve umas 2 horas só para conhecer os experimentos do Engenho. Sabe aquelas leis malucas que tínhamos que decorar nas aulas de físicas? Pois aqui se aprende na prática. Mecânica, som, eletromagnestimo, ótica… Está tudo ali, provado e comprovado. Para quem está prestes a encarar o vestibular, é um prato cheio!

Outras atividades interessantes são oferecidas no auditório e no Estúdio de TV. Neste último é mostrado ao vivo e em cores como é feito um programa de televisão. Confira os horários das sessões logo na entrada, ou agende a visita para o seu grupo.

Subindo

No segundo andar estão as instalações que abrangem temas da Sociedade. Garanta seu lugar na breve aula no laboratório de Química, onde o monitor demonstra algumas reações e ensina a receita caseira para pregar peças nos amigos.

Também inclua nas prioridades a visita à área da cozinha. Nos computadores pode-se simular se sua alimentação condiz com as necessidades do seu organismo.

Para o passeio ficar completo, as crianças vão adorar o paredão de escalada, onde ilustres autores e pintores “falando” de suas histórias. Mas atenção: só participa quem estiver calçando tênis ou sapato fechado. Por isso, nada de esquecer o acessório em casa quando for se divertir em mais um dia de férias!

Ficha técnica:

O Catavento Cultural e Educacional fica bem próximo ao Mercado Municipal, no Parque D. Pedro, entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio.

Funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

A entrada custa R$ 6,00. Estudantes e idosos pagam R$ 3,00. Para visitas agendadas não é cobrado ingresso.